DOMINGOS URBANO ANTUNES. Espanha condecora antigo oficial da PSP e diretor da Polícia Municipal em Cascais

Por Valdemar Pinheiro

22.11.2016



O Intendente da PSP Domingos Urbano Antunes, ex-diretor da Polícia Municipal, mas que iniciou a sua atividade na Divisão Policial de Cascais, em 1994, como comandante da Esquadra de Parede e atualmente a desempenhar funções de Inspetor Diretor da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal na ASAE, foi condecorado pelo Ministério do Interior espanhol, através da Comissaria Geral de Polícia Judicial do Corpo Nacional de Polícia, em cerimónia pública em Madrid, com a medalha de mérito policial, cruz branca, pelo trabalho desenvolvido no âmbito da cooperação técnico-policial e na realização de operações ibéricas de combate à contrafação, com especial destaque para as operações “Globo“, “Dakar“ e “Aprilis“. 

À condecoração atribuída a Domingos Antunes não foi alheia “a globalização dos crimes contra a propriedade intelectual e industrial potenciada pela livre circulação de pessoas e mercadorias e pela proximidade com Espanha, que exige um esforço de coordenação e partilha de informações indispensáveis a este desafio de prevenção e investigação criminal, no qual a ASAE está fortemente empenhada”.
 
A viver há largos anos no concelho de Cascais, Domingos Antunes, 45 anos, cumpre duas comissões de serviço na ASAE, onde ingressou em junho de 2012 como Diretor Regional do Algarve, depois de, entre 2006 e 2012 ter desempenhado funções de diretor da Polícia Municipal de Cascais, cargo do qual veio a demitir-se com a chegada ao poder de Carlos Carreiras.
Desde fevereiro de 2013 que Domingos Antunes é o responsável máximo pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal da ASAE.

Percurso


Domingos Urbano Antunes ingressou na antiga Escola Superior de Polícia (atual Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna) em 1989 e concluiu a licenciatura em Ciências Policiais cinco anos depois. 

Aos 23 anos foi o então chefe mais novo, saído da Escola Superior de Polícia, a comandar uma Esquadra, neste caso a de Parede, na Divisão Policial de Cascais.

Mais tarde, comandou a Esquadra de Cascais e as então Brigadas AntiCrime, que antecederam a atual Esquadra de Investigação Criminal.

Ainda na Divisão Policial de Cascais, Domingos Antunes foi chefe da Área Operacional, depois de ter passado pelo Corpo de Intervenção, primeiro como chefe do Núcleo de Deontologia e Disciplina e a seguir como comandante do 2.º grupo operacional.

Em 2006, Domingos Antunes foi requisitado, em comissão de serviço, para diretor do Departamento de Polícia Municipal de Cascais, cargo que desempenhou até 2010, ano em foi nomeado diretor municipal de Segurança e Fiscalização da Câmara Municipal de Cascais. Em 2012 foi nomeado diretor do Departamento de Polícia e Fiscalização, mas acabou por demitir-se e ingressar, então, na ASAE.
 
Licenciado em Direito desde 2003, pela Universidade de Lisboa, Domingos Antunes foi, ainda, durante três anos membro efetivo da Comissão de Proteção de Menores de Cascais.

Nos anos em que desempenhou funções, quer na Divisão Policial de Cascais da PSP, quer na Polícia Municipal, Domingos Antunes ficou conhecido pelo seu excecional desempenho profissional, pela capacidade de trabalho, conhecimento, disponibilidade e competência, que reforçaram e prestigiaram as imagens das respetivas instituições.

Sem comentários:

Enviar um comentário